O jogo do perde ganha, iniciado com a mudança de partido do vereador João Carlos, o Palito, que migrou, semana passada, do DEM para o MDB, teve a mudança demais uma peça no início da semana. Na última segunda-feira, 16, a vereadora Lurdes Rodrigues Vaz Servino deixou o PDT, assinando ficha também no MDB, que deve ser o partido mais fortalecido no processo eleitoral deste ano em Castanheira.
Lurdinha, como é conhecida, é também conhecida como aquela que mais fez indicações, desde que assumiu uma vaga na Câmara Municipal, segundo dados apurados a partir dos arquivos do legislativo. Tem na região do Vale do Seringal, que agrega quatro assentamentos rurais, sua base eleitoral mais forte.
Segundo a nova integrante do partido comandado pela ex-prefeita e atual Secretária de Assistência Social, Zilda Stangherlin, alguns fatores pesaram na decisão, entre eles a falta de um forte apoio de seu agora “ex partido” na esfera estadual; o bom relacionamento com deputados do MDB na Assembleia Legislativa; o convite da própria Zilda, do vice-prefeito Jandir Scheffler e do vereador João Carlos; e aquilo que ela chama de “grandeza do partido”, presente em todos os cenários decisivos da política nacional.
Em ano eleitoral, os movimentos de bastidores se intensificam cada vez mais, na medida em que se aproxima o fim da janela eleitoral (3 de abril), período em que os vereadores podem mudar de partido sem incorrer em infidelidade partidária. Um vereador daquela que deve ser a base aliada do candidato/candidata da prefeita Mabel de Fátima Almici, da qual o MDB faz parte, destaca que mais surpresas vem por aí. Perguntado sobre quais, argumenta que “ainda não é hora”. Aguardemos!
(Foto: site da Câmara Municipal -
https://www.castanheira.mt.leg.br/