Antenas facilitam comunicação rápida e segura em locais de infraestrutura precária como as comunidades rurais mais remotas
A Policia Militar nos limites do 20º Batalhão de Policia Militar, que envolve Juína e Castanheira, recebeu um importante reforço nesta terça-feira. Trata-se de duas antenas Starlink, que serão colocadas estrategicamente em duas viaturas da corporação, especialmente para uso nas conexões que visam o atendimento realizado pela Patrulha Rural.
A solenidade de entrega aconteceu no Sindicato Rural de Juína, entidade que está oferecendo o benefício mediante o sistema de comodato, que é um contrato pelo qual uma pessoa ou instituição (comodante) entrega a outra (comodatário) um bem não fungível, ou seja, que não pode ser substituído, para uso gratuito e por tempo determinado ou indeterminado. No caso desta parceria o limite é de dois anos, podendo ser prorrogado.
Entre as autoridades no ato da entrega estiveram o comandante do 20º Batalhão da PM, tenente coronel Alexandre José Dall”Acqua e o presidente do Sindicato Rural de Juína, José Lino, o Cabeção. Ambos destacaram a relevância das antenas e a reciprocidade das relações, lembrando outros parceiros envolvidos na melhoria da segurança pública, como as forças do Estado e instituições como FAMATO e SENAR.
Em muitos municípios do Estado com predominância do agronegócio a Policia Militar tem incorporado o uso das antenas Starlink, desenvolvidas pela SpaceX, que tem potencial de desempenhar um papel significativo no combate à violência no campo, especialmente em áreas rurais remotas, onde a infraestrutura de comunicação é precária ou inexistente, estando entre os benefícios mais realçáveis o acesso à internet de alta velocidade, que facilita denúncias em tempo real.