Começou pelo Guadalupe e vai terminar pelo Setor de serviços iniciativa que visa combater o mosquito da dengue diminuindo o lixo na cidade.
Os pedaços de uma vaca, incluindo couro, cabeça e outras partes, espalhados pela pista do Aeroporto da cidade, nesta semana, afastando os que ali gostam de fazer caminhadas, tem um significado oportuno, uma vez que também nesta semana as Secretarias de Saúde e Obras de Castanheira, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, começaram um Mutirão de Limpeza que vai chegar a todos os bairros.
A Prefeitura Municipal está fazendo a sua parte, tentando diminuir o lixo na cidade. Alguns cidadãos, contudo, continuam mantendo a rotina de jogar lixo em vários pontos do perímetro urbano, sem preocupação com as consequências que o ato irresponsável traz para a saúde pública.
As imagens do material já recolhido, no Bairro Guadalupe, mostram que é preciso avançar na educação ambiental na cidade e fazer muito mais do que o mutirão, pois a pergunta que fica é: colhido o excesso de lixo dos quintais e do entorno deles, avançará a consciência de que não devemos ser acumuladores e devemos fazer o descarte dos resíduos sólidos corretamente, entre outras medidas?
Discussão à parte, que em Castanheira parece não ter fim, o Mutirão vai continuar. A próxima meta, nos dias 5 a 7, será a visita da equipe as residências do Bairro Santo Antônio. Depois, na sequência, serão visitados Santa Rita, nos dias 14 a 16, região central, de 19 a 21, Bairro Noga, dias 22, 23 e 26, terminando pelo Setor de Serviço, de 27 a 29 de junho, um dia antes do início dos festejos alusivos aos 35 anos de Castanheira. Em tese, no período, a cidade estará mais limpa.
A ação conjunta das duas Secretarias visa principalmente combater o mosquito da dengue. Como educar é preciso, que todos se lembrem do elementar: manter bem tampados, nos quintais e fora deles, caixas, tonéis e barris de água, colocar lixo em sacos plásticos e manter lixeiras bem fechadas. Também, não jogar lixo em terrenos baldios e no caso de qualquer recipiente que acumule água, mantê-los com a boca para baixo.
Os cidadãos de bom senso agradecem os envolvidos no Mutirão e torcem para que cada vez mais eles tenham menos trabalho. Isto só acontecerá com uma maior consciência sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Um bem que retorna, na forma de vários benefícios.