Com Conselho de Turismo, setor pode ter maior visibilidade em Castanheira.
Vinculado ao setor de esporte e lazer, Castanheira já tem Conselho Municipal de Turismo. A Câmara Municipal aprovou, no final do ano legislativo de 2022, a criação do órgão, reivindicada pelo
Projeto de Lei nº 28/2022, de autoria do Poder Executivo, que também normatiza o Fundo Municipal de Turismo.
O Conselho Municipal do Turismo é um órgão consultivo, normativo, deliberativo e de assessoramento colegiado, destinado a promover e garantir o aprimoramento das diretrizes do desenvolvimento do turismo no município.
Nos antecedentes de encaminhamento da matéria ao Legislativo e das diretrizes definidas pelo Executivo, o Secretário Ernani Leitner participou de várias reuniões de setores do turismo da região noroeste e do Governo do Estado. Os gestores de pastas relacionadas ao turismo em municípios sem um órgão correspondente foram estimulados a requererem um órgão específico. Executivo e Legislativo atenderam.
Locais
Certamente depois de escolher os integrantes do Conselho, o Secretário Ernani e sua equipe terão a missão de começar a dar visibilidade maior a locais já conhecidos do castanheirense e que podem ser incluídos numa rota turística.
Além de destinos do chamado agroturismo, como propriedades que desenvolvem projetos que transcendem a realidade local, o turismo de natureza tem referencias importantes no município, como alguns cenários designados como “pedra”, entre eles os da propriedade do saudoso Arrival Gonçalves Rios, local de grande variedade de flores silvestres e outras riquezas.
Leitores ouvidos pelo Castanheira News destacam a importância de resgatar o evento pesqueiro que era promovido anualmente no município, num de seus pontos mais buscados nos feriados, finais de semana e períodos de férias, o entorno do Rio Juruena.
Com Portal da Câmara Municipal - Fotos de Wesley dos Anjos