Pacote de construção e reconstrução de 5 mil pontes do Governo do Estado pode incluir edificação sobre o Rio Vermelho, na direção do Novo Horizonte.
O dilema dos moradores do Novo Horizonte em relação a travessia da ponte sobre o Rio Vermelho, a 18 quilômetros da cidade de Castanheira, na MT 420, pode estar com os dias contados.
O governador Mauro Mendes acaba de assinar contrato para a construção de 5 mil pontes e aquisição de equipamentos rodoviários, materiais e insumos destinados à execução de obras de infraestrutura em Mato Grosso.
Como “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, as constantes investidas das gestões do legislativo e executivo do município, pode ter inserido a obra de reconstrução da ponte como prioridade. No último dia 19 de agosto desconhecidos novamente atearam fogo em sua estrutura. Há quem diga que seja uma forma de protesto pelo descaso das autoridades do Estado.
Embora a manutenção da ponte não seja responsabilidade do município, muitos castanheirenses insistem em atrelar a precariedade da ponte ao mesmo. “Não tem faltado gestões junto ao Estado para que execute uma obra permanente, quem sabe agora isto se resolva e acabem as cobranças injustas”, diz uma fonte do município.
O programa do governo do Estado prevê a construção de pontes de bueiro metálico, vigas metálicas e aduelas de concreto de até 18 metros, substituindo pontes de madeiras, além da construção de 62 estruturas de concreto de médio e grande porte, totalizando 5 mil edificações, e a compra de 175 equipamentos para manutenção das estradas, em parceria com os consórcios municipais e associações.
A iniciativa origina-se de empréstimo de R$ 550 milhões que será firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF), após autorização da Assembleia Legislativa.