Um dia todo de programação. Assim será o 12 de agosto em Castanheira, Dia do Evangélico.
O Dia do Evangélico, celebrado em Castanheira em 12 de agosto, promete ser o mais movimentado de todas as edições. Isto porque além do tradicional Culto na Praça 04 de Julho, com Show e Palavra do Cantor Cris Wersel, outras atividades vão ser desenvolvidas ao longo do dia, feriado municipal.
Detalhes foram acertados em reunião entre os pastores e o chefe do executivo, Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho.
Segundo o pastor Edson Marcos, presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Castanheira (OMEC), logo às 06h30 da manhã uma equipe da Secretaria Municipal de Esportes já estará na Praça para fazer as inscrições de uma corrida inédita: dos pastores. Como nem todos são atletas e jovens, o percurso compreenderá uma volta na Praça. “Será um momento de aquecimento, pra se distrair”, destaca um pastor local.
Uma hora depois, ou seja, às 08h00, na quadra de esportes da Escola Estadual Maria Quitéria, que fica no entorno da Praça, terá início um Torneio de Vôlei entre as Igrejas, que se prolongará até a tarde. No intervalo entre os períodos, também na Escola, haverá um almoço.
Antes do evento solene de louvor e adoração, que terá início às 19 horas, duas outras atividades estão programadas. Às 16 horas volta a tradicional passeata pelas ruas da cidade, conclamando a população a participar, na Praça, de um Festival de Música Gospel, que deve começar por volta das 17 horas, e do Culto, logo a seguir. No caso do Festival, com premiação a ser definida, as inscrições devem ser feitas nas Igrejas.
A data
O 12 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia do Evangélico em Castanheira, evento com datas diferentes nos vários municípios do país, por iniciativa do ex vereador e já saudoso presbítero da IPB Arrival Gonçalves Rios, através da Lei 331/1999.
A escolha da data deve-se a chegada de um dos primeiros missionários protestantes a terras brasileiras, o pastor americano de origem presbiteriana Ashbel Green Simonton, no dia 12 de agosto de 1859.