A partir desta sexta-feira, dia 08 de maio, os moradores de Guia Lopes da Laguna (Foto), cidade de 12 mil habitantes localizada na região Sudoeste de Mato Grosso do Sul, só poderão sair de casa duas vezes por semana. A medida radical é uma das alternativas estabelecidas no decreto de lockdown (bloqueio total de circulação nas ruas) publicado na noite de ontem (07) depois que 12 pessoas foram confirmadas com covid-19 na cidade. Cinco são funcionários do frigorífico de carne bovina Brasil Global que também já havia informado o seu fechamento por 15 dias.
Além de ser cenário conhecido num dos capítulos da Guerra do Paraguai, nos livros de história, Guia Lopes é a terra da professora Rosenir Monteiro Melo, que reside em Castanheira há oito anos. Por lá também o editor do Innovare News, Vivaldo Silva, foi pastor e professor na Escola Estadual Salomé de Melo Rocha. Como têm, além de familiares, muitos amigos por lá, como o pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Reverendo Marco Aurélio Braga de Campos, do qual Vivaldo foi orientador e pastor, o casal residente em Castanheira monitora diariamente as informações. "Minha mãe, Nilma Loureiro, obviamente está angustiada, pois é do chamado grupo de risco", diz Rosenir.
Segundo fontes, a prefeitura da cidade também aguarda o resultado de outros 10 testes da doença. O decreto estabelece até quais dias as pessoas poderão ir às ruas de acordo com o mês de seu nascimento. Segundo o site Campo Grande News, os moradores só poderão sair se forem a um supermercado ou farmácia, por exemplo, e portando um documento com foto.
A entrada e saída da cidade só serão permitidos a viaturas policiais, ambulâncias e caminhões, dentre outros veículos de órgãos considerados essenciais. A circulação de ônibus, táxis, moto táxis e até o estacionamento de veículos particulares nas ruas também está proibida.
Ainda conforme o documento, só será permitido o funcionamento de estabelecimentos considerados essenciais como hospitais, agências bancárias, funerárias e de delivery (até às 20h). Em ambos os locais o uso de máscaras e outras medidas de prevenção ao vírus devem ser seguidas à risca. A fiscalização será feita pela Polícia Militar e o decreto vale da 00h desta quinta-feira (07) até o próximo dia 14 de maio.
Circula na cidade a informação de que o contágio teria acontecido a partir de um caminhoneiro infectado com o vírus, procedente de São Paulo, que foi levar uma carga no Frigorífico da cidade. O Rio Miranda separa Guia Lopes de Jardim, cidade com 30 mil habitantes, onde existem outros três infectados.
Diego Cremonezi com Folha de Dourados