Gesto raro por cuidados que para alguns, infelizmente, são comuns, projeta um raio de esperança em dias confusos.
Embora o SUS represente uma conquista da sociedade brasileira, porque promove justiça social, com atendimento a todos os indivíduos e atenda cerca de 190 milhões de pessoas, sendo o maior sistema público de saúde do mundo, nem todos o veem como deveria.
Assim, quando uma ou outra pessoa manifesta gratidão a todos os envolvidos na cadeia de agentes que compõem sua estrutura, desperta um pouco de esperança dos que mantém o ideal de vivermos num mundo mais justo e humano.
Foi isto que as redes sociais registraram nas últimas horas, com o gesto de Fernando Ferreira de Morais, de agradecer ao Sistema Único de Saúde, por ações que começaram em Castanheira e terminaram no Hospital Metropolitano de Cuiabá, direcionadas a sua mãe, Arlete Maria de Morais, com quadro agravado pela COVID 19.
Embora resida na Paraíba, onde leciona na Universidade Federal, Fernando tem ligações com o pequeno município do noroeste de Mato Grosso, onde chegou em 1991 com os pais, Arlete e João Ferreira de Morais, seu outro irmão, Rodrigo Ferreira de Morais, hoje também professor Universitário em Teresina, no Piauí, e a irmã, Roberta Morais, psicóloga, residente em Castanheira e bastante conhecida na comunidade.
Recentemente Fernando deslocou-se a Mato Grosso para cumprir uma agenda em Cáceres. Como sua mãe voltou a residir em Castanheira, não imaginava que “dar uma esticadinha” na terra onde morou, antes, para revê-la, juntamente com Roberta e uma turminha que aumentou a família, lhe reservaria emoções não imaginadas.
Ele acabou acompanhando e vivenciando alguns momentos sofríveis, num tempo em que os casos graves de COVID são mais raros. Mas, teve a percepção exata do trabalho que alguns profissionais sempre fizeram, pelo próximo, e do valor de uma instituição, o SUS, Sistema Único de Saúde, nem sempre reconhecido e que no cenário político, onde tudo acontece e nada acontece, tem até quem articule por seu fim.
A saúde de Dona Arlete continua requerendo cuidados especiais. Os três irmãos, que tem em comum uma história de sucesso no campo do conhecimento humano formatada a partir das lidas incansáveis de um humilde agricultor, o Seo João, são gratos, contudo, ao tratamento humanizado do Sistema Único de Saúde. O gesto, lança luz sobre outros apoios que temos, no cotidiano, mas também esquecidos, como toda forma de bem que nos fazem. Valeu Fernando, equipes da Saúde de Castanheira, Juína e Cuiabá. Valeu SUS!