Toda sexta a editoria "Por onde Anda" destacará o momento atual de pessoas que deixaram marcas em Castanheira. Começamos com Padre João.
O pequeno município de Uarini, no Amazonas, tem sua história ligada ao Jesuíta Samuel Fritz. O nome tem relação com uma aldeia homônima, ou seja, do mesmo nome. É lá que vive, hoje, como pároco local, na Prelazia de Tefé, um nome muito querido em Castanheira. Trata-se do padre Sean Deegan, mais conhecido como Padre João.
Para responder o “por onde anda”, o Castanheira News encontrou a referência com a professora Maria das Dores, popular Dora. Para alguns, que fizemos consultas preliminares, ele estaria fora do Brasil. Na verdade esteve, pois assim que saiu de Castanheira, em 2013, se dirigido ao seu país de origem, a Irlanda.
Publicação de 2020, do Castanheira News, informava sua presença em terras irlandesas, no município de Wetmeath. Lembrando texto da primeira edição da Revista Innovare, de outubro de 2013, o texto reproduzia uma afirmação típica dos missionários: “Depois disto, estou nas mãos de Deus”. O Todo Poderoso, razão de sua fé, o trouxe de volta ao Brasil.
Com o Padre João estamos criando a editoria “Por Onde Anda”, que visa registrar a referência de pessoas que passaram por Castanheira e deixaram marcas, em áreas distintas. Toda sexta-feira um nome que evoca lembranças estará em destaque.
No contato que tivemos com Ele na Irlanda, à época, dizia sentir saudade de Castanheira, “onde deixei bons amigos”. Citou entre esses, o hoje saudoso Arrival Gonçalves Rios. Conta hoje com 73 anos de idade. Que Deus o mantenha firme no sacerdócio por Ele designado!