Previsão de chuvas só para a próxima semana em Castanheira, mas torcida ao contrário é grande.
Uma leve garoa, em alguns pontos da cidade, na manhã desta quarta-feira, 18, não deve criar expectativas maiores quanto a volta da chuva em Castanheira. Pelo menos segundo projeções dos principais institutos de pesquisa do tempo, gerando uma torcida para que as projeções não se confirmem.
Segundo registros, os próximos dias serão marcados pela continuidade de altas temperaturas, com pico médio de 38 graus, presença de nuvens, mas diminuição gradativa da fumaça, considerando que em algumas regiões do noroeste, inclusive no entorno do município, as chuvas já voltaram.
A previsão é de que, a partir do próximo dia 26, ou seja, quinta feira da próxima semana, haja uma sequência de pancadas de chuvas, principalmente no dia 29, domingo, neste caso em dois períodos, a tarde e a noite.
Os impactos negativos da seca tem alcançado os índices mais elevados dos últimos anos, com fortes reflexos ambientais, especialmente com as queimadas, muitas provocadas pela ação humana e a redução dos recursos hídricos; econômicos, pelos impactos especialmente na agricultura e pecuária; sociais, com o aumento da incidência de doenças e psicológicos, uma vez que especialmente a dificuldade de adaptação às mudanças causam estresse e problemas de saúde mental em parte das populações afetadas.