Mais do que troféus e medalhas, eventos como a Copa Sicredi-Casterleite reforçam o papel fundamental do esporte no fortalecimento dos laços comunitários
Após semanas de intensas disputas e grandes emoções, chegou ao fim no último sábado, no Ginásio Municipal Francisco de Augustinho, em Castanheira, a Copa Sicredi-Casterleite 2025, o maior evento anual do salonismo local. Foram realizadas as finais das categorias feminino, master (veteranos) e principal, com jogos de alto nível e forte presença do público.
Na categoria feminina, a grande final foi marcada por equilíbrio. Após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, a equipe Magnus Fut/Panificadora F.C., de Juína, sagrou-se campeã ao superar o Sr. Madeiras F.C. nos pênaltis por 3 a 1. As artilheiras da competição foram Samara de Lima e Kamila de Ouro, ambas do time campeão, com 7 gols cada, e a equipe juinense também foi destaque com a defesa menos vazada.
No Master (Veteranos), o título ficou com a equipe Isaias Madeiras/Casterleite F.C., que venceu o Top Net F.C. por 2 a 1. O artilheiro da categoria foi Clayton Alves Noberto, com expressivos 19 gols, e a melhor defesa também foi da equipe campeã, consolidando sua superioridade ao longo do campeonato.
Na partida mais aguardada da noite, pela categoria principal, a equipe BM Conveniência F.C., venceu a forte equipe Columbia/Faz Cont. F.C. por 2 a 0 e ficou com o título máximo da competição. O artilheiro da categoria foi João Paulo Assunção, do Lambari F.C., com 8 gols, enquanto a defesa menos vazada foi justamente a do time campeão, que sofreu apenas 7 gols durante toda a competição.
O Secretário de Esportes, Júlio César, avaliou o evento como um grande sucesso: “Absoluto sucesso!”, declarou ao Castanheira News, destacando que esta também foi a percepção do prefeito municipal, Jakson de Oliveira Rios Júnior. Júlio aproveitou para agradecer ao público, as equipes participantes, à equipe organizadora e aos parceiros Sicredi, representado na premiação pela gerente Tereza Bruscagim, e Casterleite, representado pelo empresário Lenoir Maria.
Ao todo, foram 88 partidas disputadas, com participação de 13 equipes na categoria principal, 7 na categoria master e 6 na categoria feminina, totalizando 25 equipes.
Mais do que troféus e medalhas, eventos como a Copa Sicredi-Casterleite reforçam o papel fundamental do esporte no fortalecimento dos laços comunitários. Eles proporcionam momentos de lazer, integração e amizade entre atletas, familiares e torcedores, criando memórias que fortalecem a identidade local e incentivam hábitos saudáveis, espírito esportivo e convivência harmoniosa entre gerações.