Bairro Guadalupe tem uma referência de medir o tempo.
Gean Carlos Carriel da Silva, 22, pode ser contado como um entre os centenas de castanheirenses que moram em Juína, no seu caso no Módulo 05. Mas, sempre está em Castanheira, onde reside parte da família, no Bairro Guadalupe.
Dos seus gostos, talvez por conta de ter feito Ciências Biológicas (Biologia) no campus da IFMT em Juína, entre os anos de 2019 e 2022, apaixonou-se pelas questões meteoriológicas. Com isto alimentou o sonho de montar uma estação em Castanheira.
“Tudo começou com meu interesse em compreender melhor o mundo da meteorologia em 2018 e de lá para cá adquiri pluviômetros e termômetros, que são equipamentos para marcar extremos de temperaturas e volumes de chuvas de um local”, conta.
Em junho deste ano o sonho foi realizado, quando ele adquiriu os equipamentos necessários de Willian Siqueira, representante da WS Consultoria Climática. No dia 19 de agosto, por volta das 14 horas, a estação estava instalada na residência da família, no Bairro Guadalupe.
Segundo Gean, todos os dados captados pela estação são transmitidos para um equipamento denominado sensor, conectado em rede Wi-Fi, disponibilizando os dados no site wunderground, que pode ser acessado virtualmente no link
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ICAST57.
Que tal colocar fazer um teste e ver como estão as perspectivas de temperaturas na região e na próxima chuva – que esperamos vir – medir a água em milímetros e sua intensidade em milímetros por hora?