São seis exposições de trabalhos em Castanheira, começando nesta quinta pela Escola Presbiteriana.
Depois das várias etapas que envolvem o programa União Faz a Vida, idealizado pelo Sicredi e realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação – leia-se planejamento, treinamento, assessoramento e avaliação de parte dos educadores envolvidos e ações como as expedições de parte do alunado – o momento mais aguardado do ano está para acontecer. Trata-se da apresentação dos trabalhos.
Segundo a coordenadora local, professora Claudineia Cardoso, as Mostras começam nesta semana, na Escola Presbiteriana, quinta-feira, 26, das 15h15 às 17h. Na próxima, os cenários criativos desenvolvido por alunos, com supervisão de professores, serão mostrados na Escola Rural Municipal Dom Pedro I, no 3º Assentamento, Vale do Seringal.
Fechando o cronograma do ano, outras quatro ocorrem em novembro, começando pela Creche Municipal Pequeno Príncipe, das 08h às 09h30, e Escola Municipal Castanheira, dia 1º de novembro, nos dois períodos; Escola Municipal Rural José de Alencar, no 4º Assentamento, dia 16, das 13 às 16h30 e Escola Jorge Amado, no Novo Horizonte, dia 24, no período da tarde.
Para Claudineia, o projeto é relevante pelos valores envolvidos, especialmente aqueles que fortalecem o trabalho em equipe e a cidadania. Tereza Bruscagim, da agência local da instituição cooperativa, lembra que o programa “A União Faz a Vida” é a principal iniciativa na área de educação, objetivando construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.
Os números do programa impressionam, pois impacta mais de 4.2 milhões de crianças, e envolve mais de 200 mil educadores, em mais de 3.900 escolas de 650 municípios de 15 Estados da federação. Para os participantes locais é um privilégio fazer parte do processo, contribuindo assim para a formação de melhores cidadãos.