Primeiro de três encontros de projeto voltado para Rede Municipal de Ensino foi destaque na semana.
Semana foi marcada por vários espaços de reflexão e debates em Castanheira, como nas palestras do 3º Encontro da Mulher Rural, logo no domingo, 18, e no evento sobre educação no trânsito, na Semana Nacional do Trânsito, na Escola Municipal Castanheira, na quarta 21.
Outro de grande relevância, tendo como público alvo os profissionais da educação, num evento específico para a categoria, na Escola Municipal Castanheira, e para os gestores municipais, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, no dia 20, terça feira, focou na temática “Gestão de Conflitos e Produtividade”.
Esteve em Castanheira o professor Luiz Alberto de Alcântara, da Metáfora Assistência Educacional, de Caraguatatuba, São Paulo, dando início a um projeto na área de formação continuada que terá dois outros encontros, em outubro e novembro.
Ao longo de sua primeira participação, Luiz Alberto respondeu a questionamentos dos participantes, da Rede Municipal de Ensino. Um deles, vinculado ao tema, “se conflito e confronto são as mesmas coisas”.
Num momento tenso no país, por conta das eleições, destacou, oportunamente, que no conflito existe divergência de idéias e no confronto tenta-se eliminar ideias, objetivando evitar que a opinião do outro prevaleça. “Neste sentido, o confronto precisa ser evitado”, observou.
Ao final o professor Luiz Alberto, , graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela mesma instituição, na linha de pesquisa “História e Políticas de Educação”, agradeceu os esforços da Secretaria Municipal de Educação, Rosenir Monteiro Melo, e do prefeito Jakson de Oliveira Júnior, pelo investimento num projeto da educação continuada.