Resultados do ano letivo de 2023 colocam Escola José de Alencar, do 4º Assentamento, entre as melhores do Estado.
O município de Castanheira recebeu uma ótima notícia na área da educação. Pelos resultados obtidos ao longo de 2023, nos parâmetros do programa Alfabetiza, a Escola Municipal José de Alencar, do 4º Assentamento, no Vale do Seringal, está entre as 100 melhores num universo de aproximadamente 1000 escolas do Estado. E mais: obteve o 4º lugar na categoria desempenho.
Criado em 2021 com o objetivo de alfabetizar todas as crianças na idade certa, que é até o final do segundo ano do ensino fundamental, o Alfabetiza é composto de oito eixos, como criação de material didático, desenvolvimento de capacidade, avaliação e monitoramento e criação de incentivo.
Em contato com o Castanheira News, a professora Elis Regina Vilela Batistti, coordenadora regional do programa e integrante da Diretoria regional de educação (DRE) de Juína, observa que o prêmio alfabetiza está ligado a todos os eixos, mas dois são essenciais, que são avaliação e monitoramento e criação de incentivo.
Para se chegar ao resultado da escolha, avalia-se o somativo do que acontece ao longo do ano letivo, com as escolas sendo classificadas por crescimento, desempenho e equidade.
Elis Regina diz que a equipe do Programa Alfabetiza está muito feliz, porque a regional de Juína conta com 7 escolas entre as 100 melhores do Estado. A Escola José de Alencar, de Castanheira, obteve o melhor posicionamento, na categoria desempenho, estando em 4º lugar, seguindo-se Escola Manoel Bandeira, de Colniza, em 9º na categoria crescimento; Escola 1º de Junho, de Brasnorte, em 30º; Escola Deoclides de Macedo, de Aripuanã, em 46º; Escola 7 de Maio, de Juruena, em 49º; Escola Aparecido Neri Fonseca, de Cotriguaçu, em 56º e Escola Gustavo Adolfo Wilke, de Porto dos Gaúchos, em 61º lugar, todas essas também na categoria desempenho.
Ela realça o fato de a Escola melhor colocada da DRE/Juína ser uma escola do campo, uma vez que a José de Alencar está no 4º Assentamento do Vale do Seringal, em Castanheira . “Isto é muito significativo”, destacou, informando que o prêmio às instituições educacionais com melhores resultados vem na forma de reconhecimento e de ganho, uma vez que cada uma recebe em torno de R$ 1.000,00 a 1.300,00, por aluno, em recursos financeiros.
Os recursos são destinados diretamente para a Escola e devem ser aplicados de acordo com prioridades estabelecidas pela instituição, pais e alunos. Ao todo, o Governo do Estado está destinando 5 milhões e meio para as 100 escolas premiadas e outros 2 milhões e 700 mil para as 100 escolas que precisam de incentivo.
A propósito desta última referência, as melhores escolhas, como contrapartida ao prêmio recebido, devem dar suporte técnico e pedagógico a uma escola local ou mesmo de outro município. Ou seja, a Escola José de Alencar terá que cumprir essa meta. A definição “de que escola será” deve ser comunicada, a posteriori, pela coordenação do Alfabetiza.