Através de duas notas informativas, a Secretaria de Saúde Castanheira registra uma boa notícia e uma que fica no critério das preocupações naturais de todos que se encontram na linha de frente, no município, da luta contra o corona vírus.
O quarto caso suspeito, anunciado na última quinta-feira, 21, foi descartado pelo Laboratório Lacen-MT, responsável por dar a palavra final nos encaminhamentos, na manhã desta segunda-feira, 25. Mas, neste dia, um novo caso suspeito foi anunciado.
Como nos casos anteriores, a paciente – trata-se de uma mulher – foi colocada em isolamento domiciliar, sendo monitorada pela equipe de vigilância epidemiológica do município e o material coletado nos exames encaminhados ao Lacen em Cuiabá.
Anteriormente, no mês de março, três casos suspeitos foram anunciados, sendo os três descartados, porteriormente. Se fossemos pensar em números, o placar está 4 a 0 no município, o que não deve estimular as pessoas a baixarem a guarda, mantendo a rotina de lavar as mãos, manter-se distanciamento, usar máscara e, se possível, ficar em casa.
Sintomas
A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.
Os sintomas mais comuns são febre, tosse e cansaço. Os sintomas menos comuns são dores e desconfortos, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato e erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Os sintomas graves são dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito e perda de fala ou movimento
Quem tiver sintomas graves deve procurar uma unidade de saúde imediatamente, sempre ligando antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais. Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa. Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.
Recomendação fundamental
A Secretária Ivania Tigre continua reforçando a necessidade de evitar aglomeração de pessoas para atendimento eletivo nas Unidades de Saúde, principalmente na Unidade de Pronto Atendimento. Só devem comparecer as unidades de atendimento à saúde quando for realmente necessário, para assim evitar a disseminação do vírus. Havendo necessidade de contato, utilizar os telefones (66) 3581 1296 e (66) 99621 2630.
Confira Notas Oficiais: https://www.castanheira.mt.gov.br/noticia/768/covid-19-notas-informativas-8-e-9