Avanço de duas doenças motivam vereadores a solicitar mutirões de limpeza na cidade e atendimento ao público.
Entre os assuntos dominantes nas pautas iniciais do ano legislativo de 2023, dois estão relacionados a dois problemas inquietantes, no momento, em Castanheira: o aumento da dengue e o avanço preocupante da hanseníase, doença que tem maior incidência no pais em Mato Grosso.
Duas indicações da Casa de Leis do município, a Câmara Municipal, sugerindo providencias ao executivo, na forma de mutirões, aprovadas por unanimidade, foram pautadas nas 4ª e 5ª reuniões ordinárias, realizadas, respectivamente, nos dias 13 e 20 de março, essa última com transmissão pelo Youtube.
Em sua intervenção, o vereador Lourival Alves da Rocha cobra um mutirão de limpeza nos bairros da cidade, nos Assentamentos com núcleos residenciais e Comunidades definidas como prioritárias pelos agentes de saúde.
A justificativa se respalda exatamente na dengue, que costuma dar as caras na estação chuvosa. Como a deste ano é a maior da década, a medida é absolutamente necessária, segundo o vereador, que não exime os moradores da responsabilidade de fazerem a sua parte.
O vereador Juares Máximo da Silva, por seu turno, chamou a atenção de seus pares para a alta incidência de hanseníase no município, exemplificada na fila de espera que existe no sistema de saúde para exame de diagnóstico ou início de tratamento.
Ao mesmo tempo que elogia o fato de Castanheira ter um especialista na doença, Dr. Adelmo Figerno da Silva, e uma equipe em treinamento para atender a demanda, Juares reivindica um mutirão, para diminuir essa fila de espera.
“O sistema de saúde não está dando conta de solucionar os casos em um período de tempo satisfatório”, alertou.