Programa radiofônico foi retomado recentemente sendo gerado em Castanheira e reproduzido em São Paulo.
No final de 2015 o programa radiofônico “Nas Trilhas da Fé”, hoje apresentado diariamente a partir da Casa das Missões, da IPCB, em São Paulo (Ds 12h30 às 13h/Brasília), terminava seus dias em Castanheira. A revista Innovare News, na 8ª edição, de dezembro daquele ano, registrou o fato.
O texto, sob o título “Fim de Trilha”, nas páginas 54 e 55, assinado por Priscila Barbieri, lembrou dois fatos que contribuíram para o término do projeto radiofônico, apresentado diariamente, das 06h40 às 07h00, na então Transamérica Hits, hoje Massa FM. Um deles foi a decisão da franquia de não veicular mais, nacionalmente, programas de cunho religioso.
A reportagem buscou ouvir o Reverendo Vivaldo S. Melo, então no último ano de pastorado na Igreja Presbiteriana do Brasil em Castanheira, editor e apresentador do programa, que se disse surpreso com a repercussão do fim do projeto.
“No primeiro dia após nossa saída, fomos abordados por uma jovem que disse ter deixado a mãe, em casa, revoltadíssima, porque ligou o Rádio e mão havia mais o programa”, revelou Vivaldo.
Com um formato simples, incluindo uma mensagem diária, três músicas – de várias vertentes do cancioneiro cristão – e participação de alguns ouvintes, através de áudios gravados com antecedência, Nas Trilhas da Fé foi um projeto concebido dentro da visão do apresentador, que militou por décadas na mídia radiofônica.
“Nestes três anos de programa tocamos de tudo, observando, contudo, o critério do conteúdo”, disse o responsável pelo projeto.
O programa foi responsável por algumas iniciativas culturais, dentro do universo evangélico, entre elas a vinda de nomes como a Banda 04 Seres e a dupla Os Eleitos de Deus, respectivamente de Mato Grosso do Sul e Rondônia. Também articulou a vinda do pastor e musico Abisael Alves Barbosa. Todos participaram da celebração anual do “Dia do Evangélico”, na Praça 04 de Julho.
Gentil Vasconcelos