Com média de um caso a cada 7 dias em Castanheira, COVID 19 teve avanço maior na última semana de novembro.
A média de um caso confirmado de coronavírus a cada seis ou sete dias, registrada nos boletins da Secretaria Municipal de Saúde de Castanheira, foi quebrada, conforme registro do informe publicado no final desta segunda-feira, 30/11.
Segundo o documento, emitido regularmente pela pasta de Ivania Tigre, no período compreendido entre 23/11 e 30/11 os casos confirmados no município foram de 100 para 103. Em outros índices importantes, como os casos em monitoramento e os casos que aguardam resultado, houve recuo, indo de 07 para 06 e de 03 para zero, respectivamente.
No período mais 05 casos foram descartados, indo de 128 para 133, no cômputo geral, desde o início da pandemia. Os casos de cura mantiveram-se os mesmos: 97.
Óbitos
Desde o início da pandemia, apenas dois óbitos ocorreram em Castanheira. O primeiro, dia 18 de julho, foi de um paciente, de 42 anos, que durante 15 dias permaneceu internado na UPA, em Juína, com quadro respiratório grave. Ele era portador de Doença Pulmonar obstrutiva Crônica (DPOC). Positivado, teve seu quadro clínico agravado, não resistindo.
Em 18 de agosto foi comunicado o segundo óbito. Neste caso, era uma mulher que fazia tratamento de câncer na capital do Estado e que saiu de Castanheira sem suspeita da doença.
Cuidados
Embora Mato Grosso esteja no mapa dos Estados em que o avanço do vírus está em queda, a instabilidade nos números – produzindo alternância nos cenários – e o avanço em outros países e Estados brasileiros, indicam a necessidade de cuidados de parte da população.
As recomendações do último decreto municipal sobre o uso de máscara facial, para quem interage no dia a dia fora do ambiente domiciliar, o lavar constante das mãos e a importância de se evitar aglomerações, continuam sendo essenciais.
Os dados completos do último Boletim da Secretaria Municipal de Saúde podem ser conferidos no Portal do Município. Copie e cole: http://www.castanheira.mt.gov.br/noticia/858/covi19-boletim-de-30-11-2020