Texto de Patrícia Tanno, psicóloga, colaboradora do Innovare News
Por definição ansiedade significa grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia. Ela causa sintomas psicológicos: constante tensão ou nervosismo, sensação de que algo ruim vai acontecer, problemas de concentração, medo constante, descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão, preocupação exagerada em comparação com a realidade, problemas para dormir, irritabilidade, agitação dos braços e pernas.
E sintomas físicos: dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração, respiração ofegante ou falta de ar, aumento do suor, tremores nas mãos ou outras partes do corpo, sensação de fraqueza ou cansaço, boca seca, mãos e pés frios ou suados, náusea, tensão muscular, dor de barriga ou diarreia.
A ansiedade pode gerar ataques de pânico e depressão. E está sendo considerada o mal do século. Mas com lidar esse mal nesses dias pandêmicos? Como lidar com todas as informações e desinformações? Como não trocar o dia pela noite? Como continuar a fazer o que é de costume, quando precisamos nos adaptar com o novo?
A bíblia diz: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.1 Pedro 5:7 Lançar: jogar, estender, propelir, projetar (algo) através do espaço. Se faz necessário identificar o que nos causa ansiedade, ou o que a desencadeia, descobrir nossos medos e inseguranças reconhecer nossos limites.
E por meio da oração colocar, lançar a Deus todos esses sentimentos porque Ele tem cuidado de nós e pode fazer por nós o que não podemos...acalmar nossos corações. Aprenderemos a entregar a Deus o que nos tem afligido, a resolver o que podemos e a descansar Nele independente da situação podemos dizer como o salmista: Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro. Salmo 4:8.