Onze candidatos concorrem neste domingo, 1º de outubro, às cinco vagas do Conselho tutelar para uma gestão de 04 anos.
Antes de sair para o trabalho, na Escola Municipal Castanheira, a professora R.M.M, 51, se deparou com um pequeno papel, no formato tirinha, no quintal de casa. Ao virá-lo, deparou-se com o número e o nome de um candidato. Obviamente não se trata da corrida eleitoral de 2024, que já começa a movimentar bastidores, mas do Conselho Tutelar.
O órgão, responsável pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes, tem eleições, neste domingo, 1º de outubro, em mais de cinco mil municípios do país. Ao todo, serão eleitos cinco conselheiros titulares, por Conselho, e suplentes para o cargo.
O voto é facultativo, mas quem comparecer deve apresentar o título de eleitor, comprovando domicílio eleitoral na cidade do órgão, e um documento de identidade com foto.
Os Conselhos Tutelares são permanentes, autônomos e zelam pelo direito das crianças e dos adolescentes, tendo, entre outras funções, a responsabilidade de fiscalizar e monitorar entidades de atendimento infanto-juvenil, tanto do poder público quanto da sociedade civil.
Candidatos
Os concorrentes para um mandato de quatro anos em Castanheira, segundo a coordenação do processo, formada pela Comissão Eleitoral e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social, são Ana Paula Cirillo, Eliane Wosniak, Josiane Nunes Fernandes, Jandir Luiz Abreu, Luana Soares dos Santos, Lucilene Maria da Silva, Patricia Quixaba da Silva, Romilda de Fátima Pimentel, Rosângela Freitas de Oliveira, Tatiane dos Santos Ferreira e Vagner Lopes Rodrigues.
Local
Em Castanheira, as eleições acontecem nas dependências da Escola Municipal Castanheira, na Av. N. S. Aparecida, 701, Bairro Santa Rita, das 08h às 17h.
No dia serão disponibilizados ônibus para facilitar o deslocamento dos eleitores da zona rural, com veículos saindo, às 08h., das comunidades do São Sebastião, Vale do Seringal e Novo Horizonte.