Evento cristão mundial começa a ter referência oficial em Castanheira.
Considerado por alguns como o maior evento popular cristão do mundo, a Marcha Para Jesus terá sua primeira edição oficial dentro das programações do Dia do Evangélico em Castanheira neste sábado, 11, com saída e chegada na Praça 04 de Julho, no centro da cidade.
A iniciativa de introduzir o evento no Dia do Evangélico, instituído em Castanheira por força do Projeto de Lei nº 19, de 1999, por sugestão do então vereador Arrival Gonçalves Rios, deve-se aos esforços da atual gestão da OMEC, Ordem dos Ministros Evangélicos de Castanheira.
Segundo o pastor Caubi Gonçalves, presidente da instituição e ministro da Igreja Presbiteriana Renovada local, o itinerário da Marcha já está definido, com início da concentração por volta das 16 horas. No percurso, pastores locais farão orações em pontos específicos da cidade, já definidos, nas avenidas Gilio Rezzieri e 04 de Julho.
Pelo roteiro, serão realizadas pequenas paradas, para intercessões, na Câmara de Vereadores, Escola Estadual Maria Quitéria, Igrejas Presbiteriana do Brasil, Comercial Santos, Pronto Atendimento, Prefeitura Municipal, Sindicato Rural e uma referência da Segurança Pública, de forma a invocar o cuidado de Deus sobre setores específicos da comunidade.
A partir das 20 horas, no retorno do movimento, acontece Culto, com pregação conduzida pelo Pastor Lucas Tadeu e louvores por Rozenilton & Banda.
A Marcha
Consta nos anais que a primeira Marcha para Jesus, denominada “March For Jesus”, aconteceu em 1987, na cidade de Londres, no Reino Unido, criada pelo pastor Roger Foster, daIchthus Christian Fellowship, pelo cantor e compositor Graham Kendrickpor Gerald Coates, do movimento Pioneer e Lynn Green, do Youth With Mission.
A partir daí espalhou-se por todo mundo cristão, inclusive sendo realizada em contextos mais restritivos, como Cuba. No Brasil, a primeira aconteceu em 1993, liderada por Estevam Hernandes, da Igreja Renascer. Em 2009, através da Lei Federal 12.025 começou a fazer parte do calendário oficial do país, tendo como data oficial o 30 de novembro, dia em que se realiza uma das maiores concentrações do país, na Avenida Paulista, em São Paulo.