Líderes evangélicos ligados a Ordem dos Ministros de Castanheira (OMEC), instituição dirigida pelo pastor Wellington José Roque, estiveram reunidos para definir a programação do Dia do Evangélico 2019. A data, feriado municipal, é celebrada no dia 12 de agosto, definida pela lei 331/1999.
Neste dia, a primeira atividade será um Culto, na Igreja Batista, às 09h00, tendo como pregador o próprio Wellington, popular baianinho. Na sequência, no mesmo local, haverá um almoço especial. À noite, na Praça 04 de Julho, no centro da cidade, a partir das 18h00, acontece o ápice da celebração, com participação de todas as igrejas. O pregador convidado é o Reverendo João Herivaldo, da Igreja Presbiteriana do Brasil de Sinop.
Segundo coordenadores, as igrejas interessadas em participar da programação da Praça devem fazer contato com o Pastor Edson Marcos, da Igreja Batista de Castanheira, até o dia 10 de agosto. Neste evento, os pastores presentes terão a oportunidade destacar os projetos de suas denominações. Os cânticos da celebração serão dirigidos por equipe da Igreja Assembleia de Deus Nova Aliança de Juína.
Histórico da Data
A escolha do dia 12 de agosto foi escolhida por sugestão de Arrival Gonçalves Rios, em lei sancionada em 07 de julho de 1999, pela então prefeita Zilda Stangherlin. Vereador, evangélico, integrante da liderança da Igreja Presbiteriana do Brasil em Castanheira, sendo um de seus fundadores, Arrival além de homenagear a comunidade evangélica, que no Brasil corresponde a 22% da população, referenciou a data por ser Dia do Presbiterianismo, denominação protestante pioneira no país.