Desde criança ele teve facilidade com desenhos. Hoje, Alexandro dos Santos do Nascimento, o Alexandro Merssatto, é referência em Castanheira para os que gostam da arte da tatuagem.
As páginas de Alexandro Merssatto no facebook e instagram têm sido das mais procuradas pelos castanheirenses nos últimos tempos. Este filho da terra, hoje com 25 anos, que tem o sobrenome “dos Santos do Nascimento” já era conhecido na Escola Maria Quitéria por sua facilidade em desenhar. “Desde criança tive muita facilidade com desenhos, sempre me destaquei por essa característica”, diz ele, que em 2020 resolveu fazer de uma arte milenar, a tatuagem, o seu meio de vida.
Os críticos da tatuagem talvez não saibam, mas por trás desta forma de modificação do corpo, através de uma arte permanente feita na pele humana, tem uma rica história que remonta ao Egito entre 4000 e 200 a.C., segundo provas arqueológicas, e aos nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia, que tatuavam-se em rituais ligados a religião.
Descrever o avanço da arte através do tempo demandaria um livro. Daí, resumirmos o assunto ao fato de que muitos castanheirenses estão amando a novidade de fazer uma “tattoo”, como a palavra é conhecida atualmente por conta do capitão James Cook, também descobridor do surf, que escreveu em seu diário a palavra “tattow” para referir-se a uma inserção em seu corpo.
Alexandro conta que ao pesquisar na internet sobre várias formas de artes, instigado por seu amor ao desenho, ficou fascinado pela arte na pele porque ela é permanente. Daí para o aprendizado da técnica ressalta que buscou estudar e fazer alguns cursos com profissionais que já trabalham na área há tempo. “Tatuagem não é brincadeira, é algo sério”, destaca.
Segundo o talentoso castanheirense, a procura por seus trabalhos tem sido boa em Castanheira, especialmente entre pessoas de 19 a 28 anos.“ Na verdade atendo pessoas de idades diversas”. Sobre os temas explorados nos desenhos lembra que a maioria que o procura já tem uma referência pronta. “Quando alguém não tem algo definido, procuro conversar e descobrir um tema”.
Indagado sobre o que acha da tatuagem, que tem suscitado discussões ferrenhas ao longo da história, indo de um período de disseminação de preconceito e discriminação para um tempo de popularização, devido a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, Alexandro diz ve-la como uma forma de expressão sobre a atualidade. Destaca que o trabalho dos profissionais que dependem dela para ganhar o pão de cada dia está mais tranquilo nos dias atuais. A tatuagem vem atingindo todas as camadas da população, sem distinções.
As pessoas interessadas em conhecer essa forma de arte mais de perto e quem sabe optar por uma “tattoo” podem fazer contato pelo whatsapp, instagram e facebook. A referência no face é Alexandro Merssatto e no instagram @aleh_mers . As fotos em destaque neste texto revelam um pouco do talento de Alexandro.