Tri Campeão do Torneio Leiteiro de Castanheira, outro participante da 19ª edição fala de suas expectativas.
Quando o assunto é Torneio Leiteiro em Castanheira um dos nomes mais conhecidos, da chamada velha guarda do evento, é o de Amilton José Sant’Anna. “Participei de todos os torneios e ganhei três”, destaca, o que mostra sua relevância para o projeto.
Amilton, leva uma vida simples e de muito trabalho no Sítio Baixão Verde, na linha 01, quilômetro 10, na Santa Emília. Em relação ao Torneio gosta de lembrar que sua participação tem sido com matrizes leiteiras inseminadas na propriedade. “As minhas são procedentes daqui”.
Ao destacar este aspecto, lembra que ao instituir a categoria “crioula” na edição deste ano, a coordenação do evento oferece aos produtores uma oportunidade de também mostrar o que se faz aqui.
Desafiado a compartilhar o que faria se pudesse decidir alguma coisa em relação ao evento, sublinha a importância de se cobrar, cada vez mais, o cumprimento das regras. “Se as coisas acontecerem da forma correta, com os participantes obedecendo ao que se estabelece, tudo acontece de forma tranquila”, realça.
Em relação a 19ª edição, que acontece de 25 a 28 de maio, no Parque de Exposições, espera que seja uma das melhores. Argumenta que o Torneio precisa ser uma festa familiar, entre amigos, apesar da competição.
Hoje com 67 anos, este paranaense de Astorga, estabelecido em Castanheira desde 19 de maio de 1977, o que faz dele um pioneiro, é casado com a inseparável companheira Eleuda. Tem três filhos: Cleiton, Mara e Marina. Participará do Torneio com as matrizes Gaivota, na categoria livre, e Fafá, na categoria crioula.
O Torneio Leiteiro de Castaneira é realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, com apoio da Câmara Municipal, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), EMPAER e Sindicato Rural de Castanheiro. Tem sido viabilizado com a parceria do comércio, produtores rurais e empresas ligadas ao setor do agronegócio.