Tudo certo para a segunda etapa da campanha de vacinação contra a aftosa no município de Castanheira, que insere algumas alterações em relação ao esboço inicial. O início será neste 27 de abril, estendendo-se até 10 de junho.
Segundo a Unidade Local de Execução (ULE) do Instituto de Defesa Agropecuária, Indea, haverá um alongamento para o prazo de compra e vacinação. Antes esse prazo era até dia 30 de maio.
A opção de agendamento, já disponibilizada em campanhas de vacinação anteriores, é uma das alternativas para o produtor. Ela permite que o trabalho de vacinação do rebanho bovídeo seja feito com dia e hora marcados.
A febre aftosa é uma zoonose que afeta principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos, tendo como vetor um vírus da família Picornaviridae, do gênero Apthovirus, que provoca febre alta e diversas aftas na boca, gengiva, língua e mucosa nasal do animal, daí o nome “aftosa”.
A prevenção é essencial, considerando-se os graves prejuízos que traz para os pecuaristas, afetando diretamente a venda do seu produto.