Material será exibido em escolas, associações e espaços culturais.
A partir de agosto, terá início a produção do documentário “Raízes de Castanheira: Vida nos Núcleos Habitacionais”, que narrará a origem e a trajetória dos principais núcleos rurais do município: Novo Horizonte, Nova Conquista e Lambarí — estes dois últimos localizados no Vale do Seringal.
Idealizado pelo jornalista e pastor Vivaldo Silva, com apoio Airton Arvani nas filmagens o projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc, tem como objetivo preservar a memória coletiva e os modos de vida tradicionais dessas comunidades, até então pouco registrados em documentários.
A previsão é que o material seja exibido em escolas, associações e espaços culturais, acompanhado de uma palestra especial sobre o processo migratório que deu origem a esses núcleos. Posteriormente, o documentário também será disponibilizado em redes sociais para amplo acesso.
A foto que ilustra esta matéria, cedida pelo arquivo pessoal de Zilda Stangherlin (ex-prefeita de Castanheira por dois mandatos), é de 1997 e fará parte do acervo de imagens históricas do filme. O documentário utilizará recursos narrativos e roteiros específicos para reviver cenários e personagens do passado, incluindo homenagens àqueles que já não estão entre nós.